Tem alguma dúvida?
Envie uma mensagem para um instrutor.
Alfabitzar Corporations
Pacotes e trilhas para sua empresa.
Dessa vez, vou preferir manter o título em en-US, pois em pt-BR parece mais ofensivo. No entanto, o assunto será abordado com seriedade, apesar do título.
Considero que entrei de cabeça no mundo da tecnologia quando ganhei meu primeiro computador. Isso, por si só, era a maior barreira de entrada, já que poucos tinham a oportunidade ou a necessidade. A segunda barreira era aprender, incluindo usar o mouse e o teclado, algo desafiador, assim como tocar piano pela primeira vez.
Para uma mente curiosa, descobrir como eram criados os programas de computador foi quase como entrar na Matrix, um mundo completamente novo e disruptivo.
Em seguida, o desafio era onde buscar informação. A internet era um deserto, com alguns oásis perdidos e o idioma como uma grande barreira.
Quase 30 anos depois, escrevo sobre o impacto significativo da inteligência artificial (IA) na iniciação no mundo da tecnologia. A notícia é divulgada com a IA sendo um divisor de águas, o que não deixa de ser verdade, embora não tenha sido algo inesperado. A IA simplesmente amadureceu o suficiente para ganhar a escala necessária, a ponto de seu uso ser irreversível.
Para os leigos, é difícil saber se a lista de sugestões de pesquisa do Google utiliza o mesmo mecanismo do ChatGPT ou não. Para os novatos, o ChatGPT está se tornando uma espécie de Oráculo que detém as respostas para todos os problemas. É nessa compreensão superficial da tecnologia que mora o perigo.
A falta de discernimento sobre onde a tecnologia está aplicada ou não, pode colocar os leigos em situações delicadas. Já me deparei com pessoas respondendo a um simples chat-bot como se fossem pessoas reais do outro lado e também com colaboradores utilizando o ChatGPT para criar algoritmos em seu dia a dia, que eram incompletos, ineficazes ou não performáticos.
Segundo a Gartner, em seu artigo 'Labor Market Insights' (2023), 76% dos líderes na área de RH acreditam que os iniciantes serão fortemente impactados pela GenAI.
Esse impacto pode ser mais ou menos benéfico, dependendo da capacidade de assimilar a real utilidade e a melhor maneira de se utilizar as ferramentas embasadas na GenAI. É justamente nesse ponto que os detentores do conhecimento devem atuar, propiciando aos leigos e iniciantes instrução e conhecimento, além de promover transparência ao utilizar IA dentro de plataformas, softwares, hardwares e mídias sociais.
Se não houver um processo educativo e responsabilidade social, a Inteligência Artificial será uma cadeira de rodas para quem consegue andar, atrasando seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Autor: Danilo Pinheiro